quinta-feira, 16 de julho de 2009

Trocar o motor em Mercedes Sprinter

Cada vez mais a substituição de motor por outro reconstruido/recondicionado ou usado, com garantia em ambos os casos, revela-se como a melhor opção quando se pensa na relação custo/qualidade.
Actualmente existem soluções para motores, cabeças, caixas de velocidades, turbos, etc, o leque é alargado em material recondicionado ou usado, e com garantias muito boas, no caso de reconstruidos a garantia é muitas vezes de dois anos sem limite de kilómetragem o que transforma esta solução numa opção muito apelativa. No caso de material usado também a garantia é alargada e os acessórios muita vezes são de salvados com muitos poucos kilómetros e têm proveniência no estrangeiro, é facilmente visível a excelente qualidade deste tipo de produto para quem perceba um mínimo do assunto.
No caso dos motores, com o advento da modernidade, as modernas motorizações a gasolina e diesel passaram gradualmente a ter menos avarias e a fazer mais e mais kilómetros, mas como tudo, não são motores eternos, muito pelo contrario, e quando se trata de veículos de utilização intensiva é normalmente consensual que mais tarde ou mais cedo o motor vai "entregar a alma ao criador".
Avarias como o aparecimento de água no óleo ou óleo na água, podem indicar uma junta de cabeça queimada ou até mesmo a cabeça rachada, nessa altura é a hora de pensar se vale a pena reparar ou não e qual a melhor solução para o problema. Antigamente a opção era sempre a reparação, com os custos de mão de obra inerentes e o tempo que se tinha de ter o veiculo imobilizado, desmontagem, lavagens, peças, reparação das cabeças, aplainar, rectificar, passar as válvulas, juntas, montagem, etc....etc...é claro que os motores reconstruidos também têm de passar por estas fases de reparação, mas como tudo o que é feito em larga escala e em série os custos são reduzidos e os preços finais mais baixos.
Na Casa Fraquito Lda incentivamos as soluções por material reconstruido ou usado e trabalhamos com os melhores distribuidores/importadores de motores, caixas e cabeças.
Os custos são mais reduzidos e a solução apresenta-se melhor para a o cliente e para a própria oficina que vê assim a sua rentabilidade melhorar.
Nas fotos seguintes uma ambulância Mercedes Sprinter (existem tantas na nossa Pátria), na qual se vai efectuar a troca do motor por uma excelente unidade usada proveniente de salvado com apenas 43000 km.

Motor antigo e com avaria grave
Motor usado