terça-feira, 20 de outubro de 2009

Substituir discos em Grade GPR

As grades de desmatação são grades pesadas e rebocadas, dai o nome do modelo da fábrica Galucho, GPR, utiliza as iniciais para indicar o tipo de grade, e podem ter diferentes sets de discos, com as mais utilizadas a terem 14 ou 16 discos, de 26" ou 28" polegadas, recortados para maior eficiência, e divididos por dois corpos de um único veio e 7 discos, no caso das GPR de 14 discos, ou com 4 corpos de 4 discos cada no caso das GPR de 16 discos.
Este tipo de grade é conhecida pelas designações de GPR 14/28 ou GPR 16/28, sendo o primeiro número a indicação da quantidade de discos e o segundo número a indicação do diâmetro dos discos em polegadas.
São normalmente utilizadas para trabalhos de desmatação em terrenos dobrados e inclinados, onde são rebocadas por tractores de rastos de diferentes potências, normalmente com 65, 80 ou 100 cavalos de potência.
São também utilizadas para lavrar áreas para sementeiras, neste caso quase sempre rebocadas por tractores de rodas com potências mais elevadas, entre os 80 e os 110 cavalos de potência.
Aqui um trabalho realizado por nós frequentemente, de substituição dos discos, usados e muito gastos, por um set de novos discos com 28" polegadas
Para este tipo de trabalho, realizado no campo, são necessárias diversas ferramentas e acessórios, para alem de uma boa dose de experiência, paciência e cuidado, não podemos esquecer que estamos a lidar com material pesado.
Um maçarico de corte e calor é essencial, assim como chaves especificas para desapertar as enormes porcas de 75mm que apertam os discos nos veios.