sábado, 18 de setembro de 2010

Técnica - Montagem de Embraiagens


Montar uma embraiagem auto-ajustável.
PERGUNTA: Vou montar uma embraiagem auto-ajustável e disseram-me que tenho de utilizar una ferramenta especial para evitar possíveis complicações. É verdade?

RESPOSTA: Para as embraiagens SAC (embraiagem auto-ajustável) é recomendável o uso da ferramenta especial de montagem, a fim de evitar desajustamentos no sistema de embraiagem e eventuais danos no volante bimassa.
A embraiagens auto-ajustáveis têm um sistema de ajustamento com o qual a superfície de fricção do prato da embraiagem se vai aproximando do disco, à medida que este se vai desgastando. Deste modo, conseguimos que, tanto a altura das extremidades do diafragma como a pressão e o circuito do sistema de accionamento, se mantenham iguais durante toda a vida útil do conjunto.
Ao montar este tipo de embraiagens SAC sem a ferramenta especial, corremos o risco de o conjunto da embraiagem se desajustar, aproximando do disco a superfície de fricção mais do que é necessário. O efeito é o mesmo que se montássemos um disco de maior espessura. Em casos mais extremos, ao ter de vencer forças do diafragma com os parafusos que unem a carcassa do prato da embraiagem ao volante, poderíamos mesmo danificar a rosca do volante.
Com a ferramenta especial, o que conseguimos é montar o conjunto da embraiagem sem pressão (é como se a embraiagem estivesse pisada), não havendo assim o risco de a embraiagem se desajustar, nem danificar o volante motor, e assegurando desse modo o seu correcto funcionamento.