sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carro movidos a Ar? Vantagens ou desvantagens?

O Carro movido a Ar está longe de ser a última carta do baralho da tecnologia. O nosso futuro espera melhores e melhores descobertas.

Mas voltamos para o Carro movido a Ar: alguém poderia dizer: "Não muda muita coisa, pois o que se gasta com energia eléctrica para comprimir o ar, as centrais termoeléctricas estariam queimando carvão para produzir energia".

Essa afirmação não é totalmente errada. Porém o que se gasta com energia eléctrica é mínimo, pois esse automóvel tem a capacidade de gerar o seu próprio combustível enquanto roda, ele reaproveita à volta de 70% da energia gasta.
A energia que se usa para comprimir o Ar e encher o cilindro de 300 litros de ar a 300bar equivaleria à energia de apenas 1,4 litros de gasolina e dá uma autonomia de 200 Km.
O custo para abastecê-lo é de aproximadamente de 1,7 a 2,6 euros, equivalente a 14kw que seria gasto de energia para usar o compressor que vem no carro para ligar numa tomada residencial, demoraria à volta de 4 horas.
Outra maneira de abastecê-lo seria num "posto de abastecimento", qualquer posto de combustível tem compressor para encher os pneus do carro, então, qualquer lugar que tiver um compressor de ar mais potente, encheria o cilindro em aproximadamente 3 minutos. 
Pensando mais longe: Imagine transferir a ideia para o transporte público, pense numa unidade de força capaz de transportar milhares de pessoas e não poluir, imagine a redução do preço dos passes com consequente melhora na qualidade de vida daqueles que utilizam os transportes públicos, já que com um gasto menor no orçamento, sobram mais recursos para serem aplicados em educação, saúde, melhoria nas habitações, trazendo gradualmente: desenvolvimento e distribuição de riqueza.