quinta-feira, 10 de maio de 2012

VEÍCULO SEM CONDUTOR JÁ PODE CIRCULAR


A Google conseguiu que o Estado norte-americano do Nevada atribuísse uma licença de circulação para o seu Self Driven Car

O primeiro sistema de condução autónoma de um automóvel a poder circular na via pública é da Google. No âmbito de um programa de investigação, o Department of Motor Vehicles do estado do Nevada, o equivalente norte-americano do IMTT, concedeu ao Google Self Driven Car permissão para circular nas estradas daquele estado, ou seja, permitiu a emissão de matrículas para o automóvel da marca do motor de busca mais famosos do mundo. Mas apenas depois de uma bateria de testes realizada ao longo de estradas, auto-estradas e zonas residenciais das cidades de Las Vegas e Carson City.

O modelo em causa é um Toyota Prius, que utiliza um leque de radares, sensores, câmaras de vídeo e posicionamento GPS, ligados a um sistema de inteligência artificial para navegar pelas estradas do modo mais seguro possível. No entanto, o Estado do Nevada requer, por lei, que estejam sempre presentes nos veículos de teste duas pessoas: uma ao volante e uma segunda para monitorizar a rota seleccionada e os sinais de trânsito.

Como forma de o diferenciar dos demais automóveis nas estradas daquele estado, as chapas de matrícula serão vermelhas e terão o símbolo do infinito ao lado dos caracteres identificativos.

Recorde-se que a patente para a condução autónoma de veículos foi conseguida pela Google em Dezembro passado, depois de um processo de concessão que durou seis meses.