segunda-feira, 16 de setembro de 2013

NGK e Alfa Romeo: 25 anos como parceiros técnicos

Hoje, a Alfa Romeo equipa os seus veículos com velas de incandescência e velas de ignição NGK, assim como com sondas lambda NTK.

Em 1988, a NGK Spark Plug Europe começou como fornecedor de equipamentos originais, para fornecer Alfa Romeo pela primeira vez. Nos 25 anos seguintes que se seguiram a esta cooperação inicial, a NGK foi estabelecido como o mais importante fornecedor de velas de ignição do fabricante italiano de automóveis.
Na década de 1980, NGK Spark Plug Europa e Alfa Romeo começaram seu primeiro projeto conjunto: NGK foi contratada para criar um protótipo de uma vela para os novos modelos da Alfa Romeo. Apenas um ano depois, velas de ignição NGK foram lançados sob o capô do Alfa Romeo 33, que foi alimentado pela segunda geração do motor boxer 1.7 16V.
Para este motor, a Alfa Romeo tinha estabelecido uma meta ambiciosa: as velas de ignição deviam garantir uma ignição perfeita em pelo menos 100 mil milhas. Nessa altura, a distância mais que elevada. Para conseguir isso, a NGK desenvolveu a PFR6B: uma vela de primeira categoria com um diâmetro de rosca de apenas 14 mm e ponta de platina soldada a laser para o topo do eléctrodo central.
Após o grande sucesso, a Alfa Romeo também instalou a vela PFR6B em seu V6 e alargou a colaboração com a NGK, levando a mais um marco na década de 1990: como o novo motor Twin Spark 16V precisava de uma vela que também fosse capaz de resistir a 100,000 km, e a NGK era o único fornecedor capaz de atender a esses requisitos técnicos rigorosos, a Alfa Romeo escolheu novamente a NGK como fornecedor de equipamento original exclusivo. O motor incluía a vela de dupla platina PMR7A.
Hoje, a Alfa Romeo equipa os seus veículos com velas de incandescência e velas de ignição NGK, assim como com sondas lambda NTK.