A ContiTech, especialista em tecnologia de cauchu e materiais sintéticos,
decidiu dar ênfase às suas correias que não necessitam de nenhuma
tensão adicional para trabalharem. Ainda assim, quando são substituídas,
existem alguns detalhes que é preciso de ter em conta.
Quando
se substitui as correias é preciso aplicar alguma força, uma vez que as
correias elásticas têm de ser esticadas para se acomodarem ao seu local
de funcionamento. Existem algumas ferramentas adicionais que são
utilizadas para se conseguir uma colocação imaculada da correia.
É
essencial não utilizar ferramentas que não são adequadas, como, por
exemplo, utilizar um determinado utensílio, uma chave de fendas, que não
é a indicada para a tarefa. Utilizando uma ferramenta desadequada,
pode danificar-se a própria correia ou quem a está a colocá-la pode
magoar-se.
Como a Contitech fornece correias para grande parte das marcas de
automóveis do mercado, o construtor disponibiliza essas mesmas correias
de borracha acompanhadas de uma ferramenta que permite montá-las de
forma correta. Estes kits têm as especificações dos construtores. No
caso de existir um veículo para o qual a Continental não preparou nenhum
kit, a ContiTech recomenda ferramentas especiais. O Uni Tool Elast é
uma ferramenta tão especial e tão versátil que pode muito bem funcionar
em qualquer marca de automóvel.
A ContiTech disponibiliza ainda a
Elast Tool 1, especialmente desenhada para os Ford Focus, C-Max e
Mondeo, 1.4 e 16 a gasolina, e para os Volvo C30, S40 e V50 equipados
com motor a gasolina. Estes produtos podem ser encontrados no catálogo
do fabricante.