sexta-feira, 19 de março de 2010

Bombas de Água

A montagem da bomba de água no bloco obedece a um de dois padrões utilizados.
O transporte do calor do motor até ao exterior é feito pelo circuito de refrigeração com o auxílio da bomba de água, cuja montagem no bloco obedece a um de dois padrões actualmente utilizados.
A função do circuito de refrigeração é transportar o calor que sobra do motor até ao exterior, e a bomba de água permite a circulação do líquido pelo circuito de refrigeração.
O sistema bloco motor / circuito de refrigeração está desenhado com o objectivo de manter um equilíbrio térmico no motor, garantindo condições de funcionamento optimizadas: combustão completa, rendimento elevado, ausência de poluição, lubrificação satisfatória, vida útil protegida das peças mecânicas.
No instante da explosão, a temperatura dos cilindros está próxima dos 2000º C, superior à do ponto de fusão dos materiais circundantes. Se se não se dispusesse de um energético sistema de refrigeração, estes fundiam-se. Em geral, uma bomba de água é composta de, no mínimo, cinco componentes: polia, carcaça, rolamento, tampa, turbina, montados entre si, mais uma junta vedante.
Existem dois tipos de montagem da bomba de água:
1 - A bomba de água (1) forma parte dos equipamentos movidos pela correia Multi-V (2) (fig. esquerda);
2 - A bomba de água (1) é accionada directamente pela correia de distribuição (3) (fig. direita).
Em ambos os casos, para substituir a bomba de água, é preciso tirar a correia de distribuição ou a correia Multi-V. Para maior fiabilidade, deve efectuar-se sempre a troca da bomba de água ao mesmo tempo que a correia, rolamento intermédio e rolamento tensor.

Texto: João Lima, SKF e Airtex | Fotos: SKF, Auto Aftermarket News

Bomba de água movida pela correia Multi-V Bomba de água accionada pela correia de distribuição