sexta-feira, 19 de março de 2010

Tudo sobre baterias - Glossário de A a Z, e cuidados que se devem ter com as baterias

Sabe o que é um Ciclo? Ou o que significa as iniciais DIN? Ou ainda o que é a Recombinação?
Nas linhas seguintes poderá ficar a conhecer estas e outras designações utilizadas no mundo das baterias auto.

CCA – Cold Cranking Amps. Os máximos amperes que podem ser continuamente removidos de uma bateria durante 30 segundos. A 0ºC com uma voltagem terminal de 7,2 voltes.
Ciclo – A descarga e consequente carga de uma célula/bateria recarregável.
Antimónio – Um mineral usado para ligar o chumbo nas baterias de forma a aumentar a sua força mecânica. O antimónio também dá à bateria melhores propriedades de ciclismo, muito embora aumente o consumo de água.
Carregamento Boost – Carregamento suplementar da bateria para plena carga. Isto é feito para manter a capacidade da bateria e compensar a auto descarga.
Recombinação – Numa bateria de chumbo-ácido, a electrólise da água dá-se produzindo oxigénio a partir da placa positiva e hidrogénio da placa negativa. Na recombinação, o oxigénio e o hidrogénio são recombinados em H2O ou água.
Electrólito – O químico condutor (como o ácido), geralmente fluído ou gel, onde a passagem de electricidade tem lugar na bateria, e que suporta as reacções químicas necessárias.
Gás – O carregamento de baterias de chumbo-ácido causa a formação de gás e líquido. Quando o gás verte para fora, a água tem de ser reabastecida.
Gel – O electrólito em algumas baterias está em forma de gel. As baterias a gel são isentas de manutenção.

Dióxido de chumbo – O material activo nos eléctrodos positivos de uma bateria.
Chumbo esponjoso metálico – O material activo nos eléctrodos negativos de uma bateria.
UPS – Uninterrupted Power Supply ( Fornecimento de Energia Ininterruptamente).
Impedância – Similar à resistência mas aplicável aos circuitos AC. Medido em ohms.
Acumulador de chumbo – Bateria de chumbo-ácido, recarregável.
Carga pulso – O carregador regula e adapta-se ao estado da bateria. Depois do carregamento completo, a bateria muda para carga flutuante e o risco de sobrecarga é eliminado.
Auto descarga – A perda de capacidade útil de uma célula ou bateria devido à acção química interna.
Voltagem de descanso – A voltagem de uma bateria quando não usada e sem carga/descarga durante pelo menos 12 meses.
SAE - Society of Automotive Engineers. O standard de medição americano, equivalente ao standard germânico DIN.
VRLA – Valve Regulated Lead Acid (Chumbo e Ácido Regulados por Válvula).
IEC – International Electrotechnical Commission.
DIN – Deutsche Industrie Norm – A medida germânica Standard.
BCI – Battery Council International.
Bateria selada – Bateria em que todos os gases são recombinados, não existindo qualquer evaporação. A bateria é selada e não deve ser aberta em qualquer circunstância.
Bateria aberta – Bateria em que o nível de electrólito deve ser verificado duas vezes ao ano, dado que as reacções químicas produzem evaporação de gases que passam através das aberturas de enchimento.
Bateria carregada com líquido – Bateria contendo electrólito, pronta a ser instalada.
Bateria carregada seca – Esta bateria é armazenada sem electrólito. O electrólito deve ser adicionado a 1,27 em climas temperados e 1,23 em clima tropicais.
Capacidade – A quantidade de electricidade armazenada na bateria que pode ser produzida em 20 horas de descarga. Disponibilidade de energia para fornecimento a equipamento eléctrico (Ah).
Carregar – Corrente fornecida à bateria por um alternador ou um carregador externo.
Descarga – Consumo de corrente.
Grelhas – Ligas de chumbo onde material activo é colocado.
Material activo – Combinação de elementos e aditivos envolvidos em reacções químicas e trocas eléctricas.
Placas – Grelhas positivas ou negativas, revestidas com material activo.
Potência de ignição – Corrente fornecida pela bateria em descargas rápidas, a - 18º graus. Disponível para ignição (A).
Separador – Assegura uma distribuição regular entre placas para evitar curto circuitos e manter o material activo.
Sulfatação – Formação de sulfato de chumbo nas placas, devido a uma descarga excessiva da bateria.
Voltagem – Diferença de potencial (carga eléctrica) entre os terminais da bateria (em voltes).

Texto: David Cupertino e Exide


Cuidados com a Bateria
Existem algumas regras que devem ser seguidas quando se manuseiam baterias de arranque.

1. Armazenagem e transporte

- Armazenar em posição vertical e em lugares frescos e secos.
- Deixar colocada a tampa de protecção no polo positivo.

2. Colocação em serviço

- Baterias húmidas com ácido
- Estão cheias de fábrica com ácido de 1,28g/ml de densidade e carregadas para funcionamento.
- Recarregar em caso de potência de arranque insuficiente.
- Baterias carregadas em seco
- Remover as tampas, introduzir o electrólito até à marca de nível máximo (a temperatura da bateria e do electrólito não deve ser inferior a 10ºC).
- Deixar a bateria em repouso 20 minutos; observar o nível do electrólito, abastecer novamente se necessário.
- Pôr as tampas, limpar possíveis gotas de electrólito caídas.

3. Montagem no veículo

- Desligue o motor e todos os equipamentos consumidores de energia eléctrica.
- Evite curto-circuitos potenciais. Por exemplo, não coloque ferramentas sobre os bornes da bateria, pois pode provocar um curto-circuito.
- Durante a desmontagem, desconectar em primeiro lugar o polo negativo.
- Antes da montagem, limpar o suporte da bateria.
- Limpar os terminais, quer da bateria, como dos cabos, impregnando-os com vaselina ou produto similar.
- Colocar e prender bem a bateria.
- Ao efectuar a montagem, conectar primeiro o polo positivo.
- Assegurar que os cabos estão bem fixos aos polos da bateria.

4. Recarga

- A bateria deve ser recarregada fora do veículo.
- Procurar ter uma ventilação suficiente no recinto durante a carga.
- As baterias devem ser recarregadas com um carregador de corrente contínua.
- Conectar o polo positivo da bateria no polo positivo do carregador, e o negativo com o correspondente.
- Ligar o carregador à corrente somente quando tiverem sido conectados os terminais à bateria. Ao finalizar a recarga, desconectar primeiro o carregador.
- Como intensidade da corrente de carga, sugere-se 1/10 da sua capacidade nominal (Ah).
- Se a temperatura da bateria ultrapassar os 55ºC, interromper o processo.
- A bateria está completamente carregada, quando a tensão de carga não aumenta mais durante o período de 2 horas.

5. Manutenção

- Manter a bateria limpa e seca.
- Não utilizar nenhum suposto produto regenerador da bateria.
- Não abrir as baterias sem tampões.
- Nas baterias com tampões, rever o nível de electrólito e repor até ao nível máximo com água destilada.
- Recarregar a bateria em caso de um potência de arranque insuficiente.

6. Cuidados quando está fora de serviço

- Recarregar a bateria e armazená-la em local fresco. Se permanecer montada no veículo durante um período de tempo grande, desconectar o terminal negativo.
- Verificar periodicamente o estado de carga e, se necessário, recarregá-la.