terça-feira, 23 de março de 2010

Correias de alternador - verificação

As correias devem ser verificadas de forma regular para detecção de sinais de desgaste, como fendas e polimento.
A operação de controlo deste órgão vitais do seu veículo, pode ser feito visualmente de forma simples, para posterior substituição por um profissional, dado que são peças que requerem alguns conhecimentos para a sua substituição. Os especialistas recomendam que as correias sejam substituídas todos os cinco anos ou 80 mil quilómetros.
Se as correias ficarem muito tempo sem manutenção, podem-se gastar totalmente, o que pode levar à sua ruptura. Uma correia de ligação de acessórios partida (que opera a ventoinha, bomba de arrefecimento, alternador, etc.), pode não só causar um sobreaquecimento do motor, como podem levar à total imobilização do veículo.
Tão importante como procurar desgastes, é ter a certeza que as correias estão devidamente apertadas e ajustadas. Uma correia frouxa no alternador, pode saltar, levando a que o alternador não desempenhe a sua função de carregamento da bateria, o que pode levar a arranques fracos do motor ou o mais provável, levar à incapacidade da bateria de arrancar o propulsor.